Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos

 

Quando pequena éramos muito pobres. E não havia nada de extraordinário em nossa casa, a não ser a comida necessária para sobreviver (que também era escassa e rala, na maioria das vezes).

 

Não lembro de ter tido uma festa de aniversário. No Natal não haviam presentes. Só na Páscoa havia casquinhas de ovos cheios de amendoim com açúcar.

 

Mas lembro de algo que marcou minha vida e que uma tia minha faz até hoje: as tortas e cucas coloridas da minha mãe. Éramos os únicos que tinham tortas e cucas coloridas.

 

Ela fazia tortas só em tempos de visitas de parentes e cucas só lá de vez em quando, em épocas especiais. E sempre eram coloridas e com sabores de frutas. É que não havia como fazer cucas de queijo, frutas etc. Nem aquelas tortas com mil pedaços de chocolate, leite condensado etc. e tal.

 

Então a mãe fazia os bolos para as tortas e a massa para as cucas e depois, usando a criatividade, criou um jeito diferente de rechear nossas tortas e cucas.

 

Ela cozinhava água com Ki-Suko e depois engrossava com amido de milho (Maizena). Fazia recheios verdes, amarelos, vermelhos, cor de uva, laranja etc. Nossas tortas e cucas eram todas coloridas. As tortas com várias camadas, cada uma de uma cor e as cucas com aquelas coberturas diversas. Lindas! E de sabor diferenciado.

 

As crianças que vinham com seus pais para as visitas e experimentavam nossas tortas e cucas de ki-Suco ficavam fascinadas. E eu orgulhosa que só nós tínhamos tortas e cucas coloridas.

 

Só fui descobrir que era uma estratégia para superar a falta de dinheiro depois de crescida. 

Maria
Enviado por Maria em 09/01/2024
Comentários